Série de viagem – 9 dicas para arrumar a mala

Todo mundo ama viajar, isso é fato. Nunca conheci uma pessoa que disse que não gosta. Existem certas partes, por outro lado, que não estão no topo da lista de preferencias como o avião, o preço, o hotel e, principalmente, arrumar a mala. Eu já sou o contrário, amo muito tudo isso (sim, referência, por que não?), até mesmo a parte de arrumação da bagagem.
Depois de algum tempo viajando e indo para a casa do meu pai praticamente todos os finais de semana, tive que pesquisar muito para entender quais são os melhores métodos para não ter que carregar uma mala gigante para dois dias.
Minha mãe sempre me critica, falando que meu jeito demora muito e que é muita organização para uma pessoa só… Até a hora em que a gente chega no hotel e precisamos sair. Enquanto a mala dela parece um ninho, a minha está arrumadinha e com tudo pronto.

Dica #1 – Objetos dentro de bolsas

As vezes, temos que levar uma bolsa extra. Nem sempre isso acontece e não é o ideal, mas não temos escolha. Todas as vezes que viajo, minha bagagem de mão é uma mochila, pois cabe muitas coisas e dá para leva-la para praticamente todos os lugares. Mas posso levar uma mochila para um jantar chique?
Então ok, a bolsa vai para a mala e aí começam os problemas. Ela ocupa muito espaço, sendo que temos que poupar. Dependendo do material da dita cuja, pode ser que ela amasse (se for para levar bolsa amassada para o jantar/balada/casamento/o caramba a quatro, prefiro levar a mochila, obrigada).
Qual a solução? Simples, coloque objetos dentro da criaturinha. Vale meia, óculos, maquiagem, bijuteria e dependendo do tamanho, até sapato. Encha a bolsa com todas as coisas pequenas que você precisa levar. Isso também ajuda pois essas coisinhas não se perderão dentro da mala.
Essa dica também funciona com chapéus, nesse caso é interessante colocar o chapéu entre as roupas e colocar roupas dentro.

Dica #2 – Coisas “quebráveis” entre roupas

Ninguém merece abrir a mala e encontrar tudo molhado por causa do perfume que abriu. Tudo bem que você não deveria ter levado na embalagem de vidro, mas as vezes você está voltando e comprou o perfume na viagem.
Com óculos isso também acontece. Eu não sou a pessoa mais cuidadosa com os meus óculos, admito, então eles vão jogados sem a caixinha protetora. Mas ele custou caro, caramba, não quero que o quebrem.
E tem a tal da maquiagem. Não pense que porque ela está na bolsinha/estojo, ela está protegida.
Não é segredo para ninguém que os funcionários que “””””””””cuidam””””””” das bagagens durante as viagens, não são os mais cuidadosos do mundo. Cansei de ouvir relatos de pessoas que abriram as malas e vários itens estavam quebrados, minha própria mala já retornou toda riscada, então não vamos abusar da sorte, não é mesmo? Coloque esses itens entre suas roupas.

Dica #3 – Looks montados

Todas as vezes que vamos ler alguma coisa sobre “dicas para arrumar a mala”, a primeira coisa que as pessoas indicam é levar peças que possam ser combinadas com várias outras. Mas sabe aquela pessoa que leva uma mala menor que a sua e que troca de roupas cinco vezes por dia e não repete nenhuma? Então, provavelmente ela segue essa dica aqui. Também pode acontecer de você não ter a possibilidade de lavar as roupas no lugar em que você vai. E aí?
A dica é simples. Quando você for arrumar sua mala, tenha em mente quanto tempo irá ficar, o clima da região e os passeios que você vai fazer e comece a montar os looks para cada momento. Parece besteira e que demanda muito tempo, mas vale muito a pena fazer isso.
Pensa comigo, quanto tempo você demora para escolher sua roupa? Você realmente quer perder esse tempo todo? Talvez, se juntar todo o tempo que você passaria escolhendo o que vestir, daria para fazer um passeio diferente ou conhecer um lugar novo. Perca tempo em casa mas não perca o tempo em que você poderia estar realmente aproveitando suas férias.
Obviamente, você não pode levar seu closet inteiro dentro da sua mala (não se esqueça do limite de peso), mas eu indico que você leve algumas pecinhas extras. Muitas coisas podem acontecer com aquilo que você levou. A roupa pode sujar, rasgar, estragar ou, por que não, você simplesmente pode não querer mais usar aquilo que você escolheu antes. Fazer o que? Acontece.
E outra coisa importante. Se você pretende usar acessórios com essas roupas, já deixe junto com a roupa. Já explico como.

Dica #4 – Eletrônicos na bagagem de mão

A quantidade de coisas que pode acontecer com sua querida mala é simplesmente impressionante. Eu já disse antes que o pessoal da companhia aérea não tem cuidado nenhum com sua bagagem, fora que ela ainda pode ser roubada ou mandada para outro lugar por acidente.
Considerando tudo isso, você realmente quer levar seus eletrônicos caros dentro da mala? Já fez backup? Porque você irá precisar.
Não aconselho ninguém a levar o notebook em uma viagem, são raras exceções (post 10), mas caso você faça questão de levar, que seja na bagagem de mão, junto com você. As chances de alguma coisa dar errado são bem menores.

Dica #5 – Carregadores em caixinhas

Também é o ideal que os seus carregadores estejam dentro da bagagem de mão, já que de nada serve um celular sem bateria (só se for para jogar na cabeça do cara que perdeu sua mala). Mas a questão é, soltos em qualquer lugar nunca é bom, já que eles podem arrebentar.
Acredito que todo mundo tem uma daquelas caixinhas de metal. Guarde tudo enroladinho dentro dela. Desse modo, todos os carregadores estarão no mesmo lugar e protegidos de qualquer mal que os queira atingir.

Dica #6 – Roupas e bijuterias em um saquinho

Na dica #3, eu disse que é legal deixar todos os looks montados antes de viajar. Mas adianta alguma coisa se cada peça estiver em um canto da mala? Para evitar isso, compre aqueles saquinhos de mercado. Aqueles de enrolar fruta mesmo, compre um rolo porque esse treco é útil.
Coloque cada look e seus respectivos acessórios todos no mesmo saquinho. Não invente de colocar “um saquinho para blusas, um para calças, um para…”. Não! Vai atrapalhar tudo.
Essa dica deixa a mala muito mais organizada e aumenta muito o espaço disponível. Claro, quando você volta para casa, tem que pensar no que fazer com tanto saco plástico, mas dá um jeito. A questão agora é facilitar a sua vida durante a viagem.

Dica #7 – Enrole as roupas

Essa dica serve para aqueles que não querem seguir a anterior. Enrolando as roupas, elas ocupam um espaço bem menor, assim você poderá colocar quantas quiser.
E não, isso não amassará as roupas. Pelo menos não se você fizer tudo direitinho. É só dobra-las mo meio e enrolar, COM CUIDADO. Simples assim.
Nesse caso, as bijuterias não poderão ficar com as roupas. Você tem duas opções: pode colocar tudo na mesma bolsa e rezar para lembrar qual acompanhava cada look, ou colocar naqueles mini mini mini saquinhos e dar um jeito de prender nas roupas. Prefiro a segunda opção, mas aí é com você.

Dica #8 – Roupas de um lado e sapatos do outro

Sabe aquelas malas que são divididas no meio? Para quem tem esse tipo de mala, organização é essencial. Coloque todas as roupas em um lado e os sapatos do outro.
Sapatos são sujos, ninguém quer que eles sujem as roupas também. Sem falar na quantidade de bactérias que podem passar de um objeto para o outro.
O ideal seria separar uma parte para as roupas e outra para qualquer outro tipo de objeto, mas na dica #2, por exemplo, vemos que nem sempre isso acontece. Mas a divisão entre roupas e sapatos é vital.

Dica #9 – Sapatos em saquinhos

Percebemos com isso que eu amo saquinhos de fruta.
Como eu disse antes, os sapatos sujam. Provavelmente, você levará poucos sapatos e os repetirá muitas e muitas vezes. Então, é melhor garantir e deixar tudo arrumadinho em seu lugar. E, melhor ainda, você não perderá tempo procurando os pares pois eles estarão sempre todos juntos.

Anúncios

2 comentários em “Série de viagem – 9 dicas para arrumar a mala

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s